terça-feira, 25 de novembro de 2014

25 de Novembro - Os Verdadeiros Democratas Não Esquecem!





 
Assinala-se hoje mais um aniversário - o 39.º - sobre os acontecimentos que marcaram o Golpe Militar de 25 de Novembro de 1975 (mais rigorosamente, a tentativa de golpe militar levada a cabo pelas forças extremistas e a contraresposta das forças moderadas, lideradas por Ramalho Eanes e Jaime Neves), que colocou um ponto final no chamado "Verão Quente" e no Processo Revolucionário em Curso (PREC).  
 
 
Constitui um elementar dever de gratidão democrática assinalar esta data, prestando a devida homenagem a todos aqueles que revelaram a visão e a coragem de pôr um fim à deriva totalitária, recolocando os verdadeiros valores do 25 de Abril de 1974 como pilares da construção do regime democrático em Portugal.
 
 
De forma especial, assinalar este dia é lembrar o exemplo, a entrega e o papel que o (então) Coronel Jaime Neves (acima retratado, em fotos de 1975 e 2010), comandante do Regimento de Comandos da Amadora, desempenhou no esmagamento da tentativa de instalar em Portugal uma ditadura comunista. Os portugueses e a Democracia portuguesa muito devem à coragem e ao patriotismo de homens como Jaime Neves!   
 
 
O CDS-PP de Portimão não esquece a incontornável importância do 25 de Novembro de 1975 na consolidação do regime democrático e na afirmação da democracia pluralista no nosso país. E, por respeito a essa mesma importância, presta nesta data uma homenagem simples, mas ainda assim sentida, porque inteiramente justa, à memória do Major-General Jaime Neves e ao seu papel na nossa história pós-revolucionária.    

Sem comentários: