segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CDS QUER CONHECER ACTIVIDADES E ORÇAMENTOS DOS 40 PLANOS NACIONAIS PREVENÇÃO DOENÇAS


O CDS exigiu esta quarta-feira conhecer os planos, relatórios de actividades e orçamentos dos 40 Planos Nacionais de prevenção, controlo e acompanhamento de doenças, criticando o ministério da Saúde por dar "respostas evasivas" sobre este assunto.

A deputada centrista Teresa Caeiro, que entregou uma pergunta no Parlamento, afirma já ter questionado Ana Jorge na legislatura passada, mas que a ministra nunca deu uma resposta satisfatória.

"Foram sempre respostas evasivas", afirmou, referindo que no 'site' do ministério são visíveis os nomes dos planos "mas depois não existe conteúdo" sobre os mesmos, um problema que admitiu já vir "de outros governos".

Entre os planos considerados prioritários pelo ministério estão o Plano Nacional de Saúde Mental e os Planos Nacionais de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, da Infecção VIH/Sida e das Doenças Cardiovasculares.

"O funcionamento e os resultados destes programas têm de ser escrutinados", reiterou Teresa Caeiro.

Na pergunta agora entregue, os deputados do CDS-PP pedem cópias dos planos e relatórios de actividades das comissões de coordenação dos planos, dados sobre as reuniões realizadas e também sobre os orçamentos.

Sem comentários: