sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Discurso Sessão Solene das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão


Hoje de manhã decorreu a Sessão Solene das Comemorações do 85º Aniversário da elevação de Portimão a Cidade. Estivemos representados nas intervenções oficiais pela nossa Companheira Maria Analídia Perdigão.










Discurso

"EXMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
EXMOS DIRIGENTES DAS FORÇAS POLÍTICAS LOCAIS
EXMOS VEREADORES
EXMOS SENHORES PRESIDENTES E MEMBROS DAS ASSEMBLEIAS E JUNTAS DE FREGUESIA DE PORTIMÃO, ALVOR E MEIXILHOEIRA GRANDE,
EXMAS AUTORIDADES CIVIS E MILITARES
EXMOS CONVIDADOS E FAMILIARES DE MANUEL TEIXEIRA GOMES
EXMOS SENHORES E SENHORAS

MEUS QUERIDOS AMIGOS
COMEÇO POR AGRADECER O CONVITE QUE ME FOI FEITO PELOS MEUS COMPANHEIROS DE PARTIDO PARA ESTAR AQUI, EM REPRESENTAÇÃO DO CDS-PP, INTEGRANDO AS COMEMORAÇÕES DO 85º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE PORTIMÃO À CATEGORIA DE CIDADE, ESTATUTO QUE LHE FOI CONFERIDO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA DE ENTÃO, MANUEL TEIXEIRA GOMES, FIGURA DE GRANDE RELEVO, QUE MUITO ORGULHA ESTA CIDADE POR AQUI TER NASCIDO HÁ 149 ANOS SENDO TAMBÉM DESCENDENTE DE PORTIMONENSES.

SINTO-ME PARTICULARMENTE HONRADA POR ME TER SIDO DADA OPORTUNIDADE PARA, NESTE CONTEXTO DE COMEMORAÇÕES, PRESTAR O MEU TESTEMUNHO SOBRE O QUE SINTO POR ESTA CIDADE E SEU CONCELHO.
NÃO POR AQUI TER NASCIDO, MAS SIM POR RESIDIR PERMANENTEMENTE, DESDE HÁ ANOS, EM ALVOR, VILA PITORESCA VIRADA PARA O TURISMO MAS QUE MANTÊM AINDA AS SUAS CARACTERÍSTICAS DE TERRA DE TRADIÇÃO MARÍRIMA E PISCATÓRIA.
DE FACTO, QUANDO ME DESVINCULEI DOS MEUS COMPROMISSOS PROFISSIONAIS PROCUREI UM LOCAL PARA VIVER NO ALGARVE PELO SEU EXCELENTE CLIMA, PELO SEU MAR CALMO E TÉPIDO QUE TORNA ÚNICA ESTA REGIÃO DO PAÍS.
OPTEI PELO CONCELHO DE PORTIMÃO QUE EU CONHECIA AQUANDO, NAS CURTAS FÉRIAS DE VERÃO, TAL COMO A MAIORIA DOS PORTUGUESES, PROCURAVA AS PRAIAS DO ALGARVE PARA DELAS USUFRUIR.
NESSA ALTURA - ANOS 70/80, PORTIMÃO RESUMIA-SE À LINDÍSSIMA PRAIA DA ROCHA E POUCO MAIS.
A MINHA PASSAGEM PELA ZONA RIBEIRINHA ERA JUSTIFICADA PELAS “SARDINHADAS” NUM DOS RESTAURANTES À BEIRA RIO QUE OFERECEM HOJE UM SERVIÇO COM OUTRA QUALIDADE, ALIÁS, COMO QUASE TODAS AS INFRA-ESTRUTURAS QUE ENTRETANTO SE FORAM DESENVOLVENDO AO SERVIÇO DO TURISMO.
É NOTÓRIO O CRESCIMENTO EXTRAORDINÁRIO QUE SE VERIFICA DESDE ENTÃO, MAIS SIGNIFICATIVAMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS EM QUE ME FOI PERMITIDO ACOMPANHAR ESTE FENÓMENO DE PERTO PELO FACTO DE CÁ RESIDIR.

PORTIMÃO, COM O DESAPARECER DAS INDUSTRIAS CONSERVEIRA E DE FRUTOS SECOS, TORNOU-SE NUMA CIDADE TURÍSTICA POR EXCELÊNCIA COM A CRIAÇÃO DE GRANDES EQUIPAMENTOS.
CONTA COM UM AUTÓDROMO INTERNACIONAL E EM BREVE COM UM PORTO DE CRUZEIROS. PROCEDEU-SE TAMBÉM À REQUALIFICAÇÃO DE TODA A ZONA RIBEIRINHA INCLUINDO A PRAIA DA ROCHA.
A ORGANIZAÇÃO ANUAL DE EVENTOS MUITO TEM CONTRIBUIDO PARA A SUA VISIBILIDADE LEVANDO A QUE PORTIMÃO SE AFIRME COMO UMA CIDADE DE EXCELÊNCIA TURÍSTICA.
PERMITA-ME, SENHOR PRESIDENTE, QUE O FELICITE E À SUA EQUIPA PELO TRABALHO DESENVOLVIDO E QUE VEIO DAR CONTINUIDADE À OBRA ANTERIORMENTE INICIADA NO MANDATO D ENG. NUNO MERGULHÃO.

CONTUDO, AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA CIDADE LEVA-NOS NECESSARIAMENTE A REFLECTIR SOBRE O QUE HÁ A FAZER PARA QUE O CRESCIMENTO DO CONCELHO SE TRANSFORME NO SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E HARMONIOSO, MAIS VIRADO PARA SI, PARA QUEM CÁ VIVE TODOS OS DIAS DO ANO E NELE DESENVOLVE AS SUAS ACTIVIDADES QUOTIDIANAS.

É CERTO QUE, POR UM LADO, PORTIMÃO SE TEM AFIRMADO COMO UMA CIDADE ATRACTIVA, VIRADA PARA O TURISMO. POR OUTRO, É NOTÓRIA A SUA CRESCENTE PERDA DE IDENTIDADE LEVANDO A QUE OS PORTIMONENSES NÃO VIVAM A SUA CIDADE POR FALTA DE INFRA-ESTRUTURAS DE COLECTIVIDADE.

AGUARDAMOS, POIS, QUE A REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL SEJA BASEADA NA PERSPECTIVA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO, E QUE CONTEMPLE, PRIORITARAMENTE, O ALARGAMENTO DOS ESPAÇOS VERDES.
AS FAMÍLIAS PORTIMENENSES VIVEM MUITO FECHADOS NAS SUAS CASAS. HÁ MUITO QUE ESPERAM TER UM PARQUE NA CIDADE QUE LHES PROPORCIONE VIVÊNCIAS MAIS SAUDÁVEIS.

PORTIMÃO CONTA TAMBÉM COM COMUNIDADES DE IMIGRANTES QUE PARECEM IGNORADAS.
OS IMIGRANTES QUE PARA CÁ VÊM TRABALHAR CONTRIBUEM COM A SUA MÃO DE OBRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO CONCELHO. EXISTE UMA TENDÊNCIA PARA A CRIAÇÃO DE GUETOS NESTAS COMUNIDADES E NÓS TEMOS IMENSA RESPONSABILIDADE NISSO PORQUE NÃO CONTRIBUIMOS PARA OS INTEGRAR.
SERIA INTERESSANTE QUE A CÂMARA MUNICIPAL PROMOVESSE UM EVENTO ANUAL, POR EXEMPLO, QUE TRADUZISSE AS CULTURAS DESTAS COMUNIDADES.
PRECISAMOS SABER INTEGRÁ-LOS E ACOLHE-LOS ACEITANDO AS SUAS DIFERENÇAS CULTURAIS ATRAVÉS DE INICIATIVAS GASTRONÓMICAS, MUSICAIS OU OUTRAS.

É URGENTE PRESTAR MAIS ATENÇÃO ÀQUELES PORTIMONENSES QUE RECLAMAM MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
QUE MEDIDAS A TOMAR PARA OS AJUDAR A ENFRENTAR O CONTEXTO DE CRISE QUE TANTO OS AFECTA, PRINCIPLAMNETE AS POPULAÇÕES DESEMPREGADAS?
SABEMOS QUE SE TRATA DE UM PROBLEMA CONJUNTURAL, MAS A ESTATÍSTICAS REFEREM QUE É NO NOSSO CONCELHO QUE SE VERIFICA UM EXCESSIVO AUMENTO DO DESEMPREGO.
AS FILAS DE DESEMPREGADOS QUE OCORREM AO GABINETE DE CRISE REFLECTEM BEM QUE A TRAGÉDIA SOCIAL SE INSTALOU.
APELO POIS, À CRIATIVIDADE DO EXECUTIVO PARA ADOPÇÃO DE MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS QUE POSSAM ATENUAR A TENDÊNCIA DE AUMENTO EXCESSIVO DO DESEMPREGO. SUGERIMOS, QUE SE ESTABELEÇAM PARCERIAS COM EMPRESAS PRIVADAS LIGADAS ÀS ACTIVIDADES TRADICIONAIS DO CONCELHO, NO SENTIDO DE PERSPECTIVAR NO FUTURO A RENOVAÇÃO DA INDUSTRIA CONSERVEIRA?


E OS COMERCIANTES QUE REPRESENTAM O COMÉRCIO TRADICIONAL E QUE TANTO TÊM SIDO PREJUDICADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDES SUPERFÍCIES QUE PROLIFERAM NO CONCELHO, ALIADO AOS PROBLEMAS DE ESTACIONAMENTO TANTO EM PORTIMÃO COMO EM ALVOR QUE OBSTA OS ACESSOS ÀS ZONAS DE COMÉRCIO.

E A SEGURANÇA NA CIDADE? TODOS OS DIAS OUVIMOS FALAR EM ASSALTOS A CASAS PARTICULARES E ESTABELECIMENTOS. PARA QUANDO A TÃO FALADA POLÍCIA MUNICIPAL? E O REFORÇO POLICIAL NO CONCELHO?

ESTAS E OUTRAS TANTAS MEDIDAS DEVERÃO CONSTITUIR, EM NOSSO ENTENDER, PRIORIDADES NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS QUE SABEMOS BEM ESCASSOS MAS QUE PODERÃO SER MELHOR APROVEITADOS NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E MAIS FELIZ NO CONCELHO DE PORTIMÃO .

MUITO OBRIGADA

ANALÍDIA PERDIGÃO"



Comissão Política Concelhia
CDS-PP de Portimão

Sem comentários: