terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comunicado à Imprensa - Propostas Bandeira CDS-PP Portimão

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Portimão, deliberou emitir o seguinte comunicado:

No passado dia 12 de Setembro o CDS-PP Portimão realizou um Jantar de lançamento da Campanha para as Legislativas de 2009 onde foram apresentados os candidatos aos diversos órgãos autárquicos do Concelho de Portimão.

O nosso candidato à Câmara Municipal de Portimão, Dr João Caetano, aproveitou a oportunidade para apresentar as Propostas Bandeira para o Concelho, que abaixo enunciamos :


1ª- Certificação Ambiental do Município

2ª- Promoção de uma política sustentada de Mobilidade Urbana:

- Reformulação e extensão do projecto do “Vai-Vem”.

- Criação de um Plano Municipal de Ciclovias e de um Serviço Municipal de Empréstimo de Bicicletas.

- Elaboração de um plano Municipal de Circulação e Ordenamento de Trânsito e de Estacionamento. Criação de parques de estacionamento automóvel periféricos gratuitos.

3ª - Generalização do Wi-Fi gratuito a vários pontos do Município.

4ª- Reforma Administrativa da Freguesia de Portimão : criação de uma nova freguesia abrangendo as áreas da Pedra Mourinha, Vale de Lagar, Sesmarias de Cima, Sesmarias de Baixo, Aldeia Nova da Boavista, Três Bicos, Pimentão, Serro Ruivo, Aldeia das Sobreira, Quinta do Pinheiro e Monte da Bemposta.

5ª- Criação da figura do Provedor do Munícipe.

6ª- Plano de Saneamento financeiro da autarquia.

7ª- Plano de Revitalização e Apoio ao Comércio Tradicional: Não a mais Grandes Superfícies dentro da Malha Urbana de Portimão/ Negociação para que o Parque de Estacionamento da Alameda seja entregue e gerido pela UAC/ Remodelação e conservação de áreas urbanas comuns na zona comercial (cobertura da Rua do Comércio) / Segurança no centro da cidade;



Portimão, 15 de Setembro de 2009

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP Portimão

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber que funções teria própriamente o Provedor do Municipe ? e como é que seria eleito ?

João Gonçalves Caetano disse...

Caro Portimonense,

Obrigado pela sua questão.

O Provedor do Munícipe será um garante dos direitos dos cidadãos de Portimão na sua relação com a autarquia, desejando nós que possa ser uma figura a que todos os Portimonenses possam recorrer caso tenham alguma razão de queixa da actuação da Câmara Municipal ou de qualquer dos seus serviços. Dou - lhe um exemplo: qualquer pessoa submete um projecto à apreciação da Câmara que não é aprovado no prazo legal. O cidadão deve poder pedir a intervenção de alguém que exerça alguma pressão sobre o Executivo no sentido de corrigir as falhas que levaram a essa falta de resposta. O Provedor não terá poderes executivos, ou seja, não exerce qualquer competência ou superitendência directa sobre os serviços da autarquia, mas terá poderes de recomendação sobre o Executivo.

De acordo com a nossa proposta, o Provedor do Munícipe será escolhido de entre as figuras independentes de reconhecida competência técnica (em qualquer área profissional) no concelho, devendo o seu nome ser aprovado por 2/3 dos votos das forças políticas com assento na Ass. Municipal de Portimão, sob proposta de qualquer grupo parlamentar.

Os nossos cumprimentos!

João Branco (JORB) disse...

Parabéns pelas propostas. Sou um eleitor tendencialmente de esquerda mas entendo que o ambiente , a qualidade de vida nas cidades e a mobilidade/acessibilidade devem ser transversais à esquerda e direita.

Vou votar no Domingo para a CMP e espero que o CDS faça os possíveis para que as suas propostas , em especial as 2 primeiras e a 7ª sejam cumpridas.

Cumprimentos