quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Alternativa ao Petróleo

Antes de mais, gostaria que todos reflectissem sobre as energias e o que realmente se passa nesta “nova” crise, que não é nova.

O aumento do preço dos combustíveis fósseis não é novidade, desde à muito que se sabe que existe uma redução dos combustíveis, ou seja que a taxa de produção natural é menor do que a taxa a que o ser humano os consome, por isso cada vez existem em menor quantidade no planeta, outro facto é o desenvolvimento brutal de dois colossos asiáticos, que aumentaram enormemente o seu consumo e a sua procura, e finalmente, que também conta, são os mecanismos financeiros que as grandes empresas mundiais controladoras do cartel que é o mercado do petróleo têm para rentabilizarem ao máximo o seu produto.

Esta feito, é assim que funciona e não o deixará de ser, e o que sugiro é que não se critique um “produto” duma cadeia de acontecimentos natural, mas sim que se questione onde estão os cientistas que nós produzimos, a imensidão de estudantes graduados não deveriam, pelo menos os qualificados nestas matérias, estar a trabalhar numa solução, em energias alternativas, maquinas que trabalhem a água, ou a hidrogénio, por exemplo. Porque é que o público em geral não tem oportunidade de escolher entre carros eléctricos ou a gasóleo? Com a tecnologia existente hoje em dia a transição era feita gradualmente e com uma perspectiva brilhante, é fácil a alternativa, mais difícil aplicá-la, mas é para um bem geral, eu quero uma alteração destas.

Cruzar os braços é um acto do passado, induzido a quase todos, depois do 25 de Abril, nós temos responsabilidades e dependemos de nós próprios para um futuro melhor.

Peço que me iluminem em relação ao objectivo dos sindicatos e ao que realmente fazem.

Ricardo Coelho

1 comentário:

Bernardo Albuquerque disse...

Avante camarada avante! Assim é que é camarada! Temos que lutar contra os lobbys capitalistas desta sociedade que prejudica o proletariado! E, para provarmos os nossos ideais, proponho que deixemos a barba crescer e passemos a usar All-Stars!

Que a força esteja contigo, meu filho, nesta luta pelos fracos e oprimidos!

Carlos "Foice Vermelha" Markx